Pratica de física aplicada
Laboratório de Física I
Turma A
Eduardo Zyger - e-mail: ezyger@hotmail.com
Eliakim Silvestre - e-mail: eliakim_silvestre@hotmail.com
Heloize Silveira - e-mail: heloize_2@hotmail.com
Julio Cezar de Paiva Ribeiro - e-mail: jcpr_pr@hotmail.com
Leonardo Alves Chaves - e-mail: leoalves.chaves@hotmail.com
Pato Branco 03/10/2012 1. INTRODUÇÃO
Com a orientação do professor, iniciou-se uma atividade que teve como objetivo verificar as características de um sistema de forças. Que, de acordo com a segunda lei de Newton, conhecida como o princípio fundamental da dinâmica, faz uma relação da resultante das forças aplicadas em um corpo com a aceleração exercida por ele.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O experimento realizado em laboratório teve como principais objetivos introduzir ao aluno noções de como determinar um sistema de duas forças colineares ou não e também calcular a resultante das mesmas utilizando uma mesa de força e pequenos pesos como principais instrumentos nesta experiência.
Determina-se resultante das forças e pequenos pesos como principais instrumentos nesta experiência. Determina-se resultante das forças de um sistema qualquer fazendo operações algébricas dos cálculos, na qual o conceito é o seguinte:
Se nenhuma força atua sobre o corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode sofrer aceleração.1
O experimento estudou sistemas com atuação de forças que se equilibram, a parte da física que estuda forças sobre corpos em repouso é a estática são basicamente sistemas sob atuação de forças que se equilibram. De acordo com a segunda ler de newton tal sistema possui aceleração nula. O conceito da segunda lei é:
A aceleração de um corpo tem a mesma direção da força resultante que atua sobre ele. Ela também é diretamente proporcional à esta força e inversamente proporcional à sua massa.1
Outro conceito que foi abordado nesta experiência é a decomposição de forças. Há situações em que é melhor substituir uma força