Pratica conservaçao do momento
Determinar a conservação do momento linear no choque entre dois carrinhos, verificar a qualidade desse choque, e determinar o coeficiente de restituição entre o solo e uma bolinha de látex.
Introdução teórica:
A física baseia-se, entre outros requisitos, nas chamadas leis de conservação. Essas leis são consideradas como sendo de validade universal, pois influenciam em quase todo o conhecimento físico que temos contato atualmente.
São separadas em seis leis:
As que estão relacionadas com as noções de tempo e espaço, onde as grandezas se conservam ao longo de um tempo ou de um espaço:
* Lei da conservação de energia; * Lei da conservação do momento linear; * Lei da conservação do momento angular,
E as que estão relacionadas com a idéia de contar, onde o numero é que se conserva:
* Lei da conservação da carga elétrica; * Lei da conservação do numero de bárions (designação genérica de partículas subatômicas sensíveis a interações fortes); * Lei da conservação do numero de leptons (é uma partícula subatômica que não interage fortemente).
Na conservação do momento linear tem-se o chamado momento p, que é definido como o produto da massa pela velocidade de um corpo.
A velocidade de dois corpos quando colidem são definidas como V1i e V2i as velocidades iniciais (antes da colisão), e V1f e V2f como as velocidades finais (depois da colisão), e se relacionam da seguinte maneira:
m1v1i+m2v2i= m1v1f+ m2v2f
Pode-se classificar um choque entre dois corpos através do coeficiente de restituição que expressa a relação entre as velocidades relativas da aproximação entre os corpos antes da colisão e do afastamento deles após a colisão. É definido como:
e=-V2f-V1fV2i-V1i
Assim, quando e = 1 o choque é caracterizado como perfeitamente elástico e a energia cinética se conserva. Contudo, quando e = 0, caracteriza-se como totalmente inelástico e os dois corpos caminham juntos após a colisão. Quando os valores de e