pratica bromo e iodo
Bromo
O bromo é um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico: os outros são mercúrio, gálio, césio e frâncio. O líquido é avermelhado, instável, denso e volátil. Evapora facilmente a temperaturas e pressões padrões formando um vapor avermelhado (coloração parecida com a do dióxido de nitrogênio) que apresenta um forte e desagradável odor. Este halogênio se parece quimicamente ao cloro, porém é menos reativo (entretanto mais que o iodo). O bromo não é muito solúvel em água e dissolve-se melhor em solventes não polares como o dissulfeto de carbono, CS2, ou o tetracloreto de carbono, CCl4. Reage facilmente com muitos elementos e tem um forte efeito branqueador.
O bromo é altamente reativo e é um forte agente oxidante em presença de água. Reage vigorosamente com aminas, alcenos e fenóis, assim como com hidrocarbonetos aromáticos e hidrocarbonetos alifáticos, cetonas e ácidos carboxílicos (estes são bromados por adição ou por substituição). Com muitos dos metais e outros elementos, o bromo anidro é menos reativo que o úmido. Entretanto, o bromo seco reage vigorosamente com o alumínio, mercúrio, titânio, metais alcalinos e alcalino-terrosos.
Peso atômico: 79,904
Densidade: 3,120
Raio atômico: 94pm
Iodo
A medida que você se desloca para baixo na família dos halogênios, os elementos tornam-se mais brandos, começando pelo flúor , depois cloro e bromo quase liquido até chegar ao iodo, elemento comparativamente benigno , que é usado para curar a infestação de fungos nos cascos de cavalos.
O iodo é um sólido marrom a temperatura ambiente; mas assim como o bromo, também é difícil de lidar. Um aquecimento suave provocará sua fusão, e irá imediatamente evaporar formando uma densa, espessa nuvem de vapores violetas.
Olhando para o iodo podemos ver a diferença entre fumaça e vapor. Podemos fotografar a fumaça com um fundo preto, iluminando-a de lado, pois ela é