Medicina Pulmonar
Em alguns casos pode-se optar por uma itervenção cirúrgica na qual se retira as partes afetadas do pulmão (ex: enfisemas) ou até mesmo por um transplante de pulmão nos casos mais graves.
A intervenção medicamentosa inclui diversos fármacos. A insuficiência respiratória e a inflamação pulmonar são tratadas com broncodilatadores (ex: ipratropium, formoterol) e esteróides, administrados por meio de inaladores. Em episódios agudos ou nos casos em que a doença já está bem avançada, os esteróides são administrados por via oral ou intravenosa. Os antibióticos são receitados no caso de uma exacerbação dos sintomas, para evitar que as infecções piorem a doença. Pode ser necessário realizar a oxigenoterapia (administração de oxigênio mediante um respirador) se o nível de oxigênio no sangue baixar muito.
Com relação a reabilitação, o foco é melhorar a função respiratória ensinando o paciente a respirar de outra maneira, de forma que possa realizar algumas atividades. A melhora da função muscular mediante exercícios contribui para diminuir a fadiga ao