Pratica 7
Determinar a massa de uma amostra metálica através da medida da quantidade de hidrogênio produzido na reação deste metal com ácido. INTRODUÇÃO:
A reação envolvida é genericamente, a seguinte:
M + nH+ → Mn+ + n/2 H2 onde M = metal; n = número inteiro
Podemos notar que se determinarmos a massa de gás hidrogênio liberado, poderemos calcular estequiometricamente a massa de metal consumido na reação.
Como o metal reage com uma solução aquosa de ácido clorídrico e o gás é recolhido sobre esta solução, temos na realidade uma mistura de hidrogênio e vapor de água.
Estamos admitindo também que o gás hidrogênio é completamente insolúvel em água e que a amostra metálica é 100% pura. PROCEDIMENTO:
Determine a massa de um pedaço de fita de magnésio (uns 4 cm), previamente limpa, e a enrole com um pedaço de fio da cobre de forma que a fita fique presa e não possa escapar durante a reação, deixando uns 5 cm de cabo (Figura 1).
Figura 01
Fixe o conjunto (espiral de cobre + amostra metálica) na rolha de borracha (Figura 2).
Coloque 10 mL de HCl 6,0 mol/L em uma bureta de 50 mL, e, com este inclinada, adicione lentamente com o auxilio de uma pisseta, água destilada até enchêla, procurando evitar ao máximo a mistura da água com a solução de HCl. Ajuste a rolha no topo da bureta (Figura 3).Tape o orifício da rolha com o dedo indicador.
Inverta e introduza o topo da bureta em água contida em um béquer de 500 mL, não permitindo a entrada de ar durante este processo. Fixe a bureta invertida a um suporte universal utilizando uma garra (figura 4).
Devido a maior densidade da solução de HCl em relação à água ocorre nítida difusão do HCl. que entra em contato com o metal, tendo início a reação