pratica 7
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química
Determinação de carbonato num calcário
Docente: Dra. Michelle Brugnera
Discentes: Cinthia Suellen Cabral Batista Gilson Pereira PatryckSassaki
Cuiabá – MT
2014
1 – INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por titulado. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
A retro-titulação consiste no método de adicionar um excesso, exatamente conhecido, da solução padrão ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu com outra solução padrão (HCl).
É usado, principalmente, quando a velocidade da reação direta não é compatível com a titulação ou quando a amostra não é solúvel em água, mas é solúvel no reagente da titulação direta ou ainda quando não se tem indicador adequado à titulação.
O Calcário é uma rocha sedimentar formada principalmente por carbonato de cálcio (CaCO3). Contem impurezas como: sílicas, argilas, fosfatos, dentre muitos outros.
A reação da titulação é:
CaCO3 + 2HCl → CaCl2 + CO2 + 2H2O
HCl + NaOH → NaCl + H2O (retro-titulação)
Utilizada frequentemente em titulações, a fenolftaleína na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda à valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for