Pratica 7
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
Engenharia de Alimentos
Técnicas de separação e purificação de substância
Professora: Débora Piai
Acadêmicos: Bruno Costa R.A: 94828 Gabriel Rodrigues Olimpio 93293 Nayara Catanio 92824 Vitória Regina de Almeida Schoffen 90140
Maringá, Abril de 2015
Introdução
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos isolar alguma substância de uma mistura.
Mistura é a união de duas ou mais substâncias sem que haja interações entre elas, onde se mantêm as propriedades de cada substância envolvida.
As misturas podem ser divididas em: Homogênea: é uma mistura em que as moléculas ou íons das substâncias estão bem dispersas, tendo a mesma composição em toda a amostra. Apresenta apenas uma fase. Heterogênea: é uma mistura em que se pode reconhecer seus componentes com a ajuda de um microscópio ou mesmo a olho nu. Apresenta duas ou mais fases.
Um dos principais solventes é a água. Ela é usada em um processo de separação de misturas muito comum: a dissolução fracionada, destilação simples, pode ser usada em filtrações, decantaçoes, entre outras.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de sal e areia, devemos saber que o sal se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Existem diversas técnicas e algumas delas foram realizadas durante