Trabalho de L ngua Portuguesa
Professora: Andreza Fuzinato Calderam
Aluna: Mariele Schuck
Turma: 301
Disciplina: Português
A
SEMANA
DA ARTE MODERNA
Fraiburgo, 19 de maio de 2015
Introdução
Introduz- se este trabalho, com o objetivo de informar os acontecimentos que ocorreram durante a Semana da Arte Moderna (11 a 18 de fevereiro de 1922). Vale ressaltar que o evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX, onde foram expostos aspectos culturais, tais como a pintura, escultura, poesia, literatura e música.
A Semana da Arte Moderna
A Semana da Arte Moderna de 1922 foi realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, aconteceu de 11 a 18 de fevereiro, teve como seu principal objetivo renovar e transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Basicamente a intenção dos modernistas era mudar a produção artística e criar uma arte essencialmente brasileira. O movimento modernista inspirou-se em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Em meio a este feito histórico surgiram as vanguardas artísticas e linguagens repletas de regras e de disciplinas. A Semana, não foi bem acolhida pelos tradicionais paulistas, e a crítica não poupou esforços para destruir suas idéias. A elite, habituada aos modelos estéticos europeus mais antigos, sentiu-se violentada em sua sensibilidade e em suas preferências artísticas.
Exposição
Altamente influenciada pelas novas tendências européias, a Semana de Arte Moderna foi responsável por trazer novos conceitos artísticos para a elite paulista. A arte moderna buscou separar qualquer regra ou ordem antiga, principalmente a busca pela perfeição estética. Por isso, as obras literárias e artísticas da fase eram o oposto do que era pregado como o “correto”. Os artistas da época queriam, acima de tudo, fazer uma ruptura com