Relat rio de EMAV

1536 palavras 7 páginas
ISABELLE PINHEIRO MARTINS Nº14 2ºL

RELATÓRIO DA AULA

ETEC “GETÚLIO VARGAS”
SÃO PAULO
NOVEMBRO DE 2010
Impressionismo

O impressionismo foi do século XIX, ele tem ruptura linear, ou seja, a linhas definidas são substituídas por apenas pinceladas soltas e com a ausência de contorno.
Em 1872 foi feito um Levante de Artistas, que foram recusados pelo salão nacional, para realizar a exposição de seus quadros. Sendo assim surgiu o Salão independente.
Com esse novo grupo de pessoas que não se preocupava mais com os conceitos das academias, começou a aparecer um novo movimento artístico, O Movimento Impressionista, o nome foi dado por eles mesmo, ao receberem críticas das pessoas. A arte acadêmica naquela época era muito importante mas com esse novo movimento começou a haver subdivisão.
Claude Monet (1840-1926) foi o pioneiro desse movimento, sua principal obra foi “Sol Nascente”. Na sua vida Monet aprendeu pintura acadêmica, mas ela não o agradou, então ele resolveu criar a sua própria arte, Monet pintava na maioria das vezes paisagens ao ar livre sua pintura era leve e sutíl.
Nas pinturas a luminosidade é extremamente importante, pois ela é relação direta com a arte, a apreensão de luz é destacada em 3 partes: Receber, Refletir e Ver. A cor é um elemento muito utilizado nas obras, para as sombras não tem mais a questão só do amarelo e preto, os pintores retratavam as sombras usando cores complementares, no caso de “Sol Nascente” as cores usadas para tal efeito é o laranja e o azul. Ela não tem limite de cor a sensação dada é de dissolver a imagem. A formalidade da pintura então deixa de existir e a matéria pulverizada se torna o tema. Alfred Sisley (1839-1899) e August Renoir (1841-1919) também foram importantes pintores do Impressionismo. August Renoir através da Academia usava traço e composição. A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a

Relacionados