Estudo das propriedades at micas dos elementos
CENTRO DE TECNOLOGIA
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BRUNO MAGNO DE SOUZA FERNANDES EVERTON LINHARES MOURA FERNANDO ANTONIO DE CASTRO SIQUEIRA FILHO JOÃO PAULO LEMOS LEITE
ESTUDO DAS PROPRIEDADES ATÔMICAS DOS ELEMENTOS
Natal / RN
2015
ESTUDO DAS PROPRIEDADES ATÔMICAS DOS ELEMENTOS
O estudo da tabela periódica permite a classificação dos elementos a partir de propriedades que estes tenham em comum, sendo basicamente ordenadas em famílias e grupos. Elementos que apresentam grande quantidade de elétrons na sua camada de valência são classificados como não metais, ou seja, precisam ganhar poucos elétrons para adquirir a estabilidade de 8 elétrons na última camada de valência, já aqueles elementos que necessitam doar 1 ou2 elétrons são classificados como metais alcalinos e alcalinos terrosos, já ou outros elementos são classificados como metais de transição. A formação da tabela periódica de Mendeleev concluiu que cada elemento pode ser classificado e organizado respeitando suas características próprias e ao mesmo tempo as características que eles apresentam em comum, tendo como base os seus respectivos números atômicos.
Grupo 1, metais alcalinos: nesta família estão classificados metais muito reativos, geralmente encontrado na natureza associado a outro elemento, e que necessitam perder 1 elétron para e estabilizarem.
Grupo 2, alcalinos terrosos: metais que necessitam perder 2 elétrons para adquirir estabilidade, sendo um dos principais representantes o cálcio.
Grupo 13: grupo que apresenta tanto característica metálica quanto característica não metálica, principal representante é o alumínio
Grupo 14, grupo do carbono: grupo que apresenta o carbono, não metal que necessita de 4 elétrons, além do carbono o grupo ainda apresenta 2 metais, sendo eles o estanho e o chumbo
Grupo 15, grupo do