pratica 2 evidencias quimicas
Centro de Ciências
Departamento de Física
Título: Prática Nº 2, Evidências de Reações
Nome: Antônio Edinaldo de Oliveira Ferreira
Matrícula: 379487
Turma: 01
Curso: Física-Bacharelado
Disciplina: Introdução à química
Professor: Francisco Santos Dias
Fortaleza-CE , 05/06/2015
Introdução
Reações químicas ocorrem quando substâncias sofrem transformações se comparadas com seu estado inicial. Para que uma reação química ocorra, é necessário que as ligações entre átomos e moléculas sejam desfeitas e novamente refeitas com uma diferente organização (arranjo) de antes. Para desfazer o arranjo inicial e propiciar a ocorrência de reação, pode ser que seja preciso fornecer energia na forma de calor ao sistema. Uma reação química pode ser identificada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), sendo estas diferentes das anteriores (reagentes). Quando isso acontece, ocorrem fatos visíveis que confirmam a existência de reação e alguns deles são: Liberação de gás; de luz; Mudança na coloração; no odor; na temperatura e Mudança na temperatura.
Objetivos
1. Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de reação química,
2. Reconhecer tipos de precipitado e verificar as propriedades químicas de um composto;
Parte Experimental
Parte 1;
Ao misturar 0,2M de CuSO4 (cor azul claro) e 0,2 M de Fe2(SO4)3 (cor amarela), a mistura final teve cor verde e não houve formação de precipitado.
CuSO4(aq) + Fe2(SO4)3(aq)
Ao misturar 0,2M de CuSO4 (cor azul claro) e 3M de NH4OH (incolor), ocorreu mudança de cor (o azul ficou mais escuro) e formação de precipitado (sulfato de amônia).
CuSO4(aq) + 2NH4OH(aq) → (NH4)2SO4(s) + Cu(OH)2(aq)
Parte 2
Ao misturar HCl 1 M (incolor) e AgNO3 0,1 M (incolor), houve formação de um precipitado de cor cinza claro do tipo granular (cloreto de prata).
HCl(aq) + AgNO3(aq ) → AgCl(s) +HNO3(aq)
Ao misturar BaCl2 0,1 M (incolor) e H2SO4 1 M (incolor), houve formação de um precipitado de cor