Relatório de química experimental: evidências de transformações químicas
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLIGIA – IQB
QUÍMICA EXPERIMENTAL
QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL
AURÉLIO JOSÉ SOARES PINHEIRO
MILTON CRISTIAN DE OLIVEIRA
PRÁTICA: EVIDÊNCIAS DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Maceió
2014
1 Objetivo
Através da observação, analisar possíveis mudanças entre reagentes químicos, evidenciando as transformações químicas no meio reacional.
2 Introdução
Uma reação química consiste na transformação de substâncias químicas em outras, como acontece, por exemplo, na neutralização de um ácido através de uma base. Dentro das possibilidades de mistura dos reagentes utilizados, só haverá reação química se houver formação de precipitado e/ou mudança de cor no meio reacional, como nos mostra em definição o material adaptado pela Professora Dr. Ivana Lula a partir do material original produzido pelo professor Adolfo Pimenta de Pádua (2007) do instituto de engenharia UNI- BH em:
“As propriedades do sistema são alteradas durante uma reação, pois substâncias são criadas e outras são destruídas. A variação das propriedades do sistema é uma indicação de que está ocorrendo transformação química. São evidências de reação: mudança de cor, alteração de temperatura, emissão de luz, formação ou dissolução de sólido em solução, liberação de gases, etc.”.
No nosso caso, tomaremos por evidências de transformação química a formação de precipitado e alteração da coloração da mistura.
3 Materiais e métodos
Materiais:
-Solução de hidróxido de sódio
-Solução de hidróxido de amônio
-Solução de cloreto de sódio
-Solução de nitrato de chumbo
-Solução de sulfato de cobre
-Solução de iodeto de potássio
-Solução de nitrato de prata
-Estante para tubos de ensaio
-12 tubos de ensaio
Metodologia:
Para evidenciarmos as transformações químicas, foram utilizados doze tubos de ensaio afim de, em cada tubo, adicionar duas soluções diferentes com mesma