Pratica 1
PRÁTICA 1
Apresentação:
Quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa. Medir é um ato de comparar, e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros. Podemos ter erros que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, e erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada entre outros. Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real.
Algarismos significativos:
Tomemos como unidade de medida uma fita de papel qualquer. Ao se tentar medir o comprimento de um objeto, foi observado que tal comprimento equivalia a 7 fitas mais um pedaço de fita. Reparamos que nessa medição temos certeza do algarismo 7, porém o próximo algarismo da nossa medida não se pode ter certeza. Suponhamos que a medida tenha sido 7,3 fitas. O algarismo 7 está correto, porém o algarismo 3 chamaremos de duvidoso. Sempre que apresentamos o resultado de uma medida, este será representado pelos algarismos significativos.
Valor médio - Desvio médio
Quando você realiza uma medida e vai estimar o valor situado entre as duas menores divisões do seu aparelho de medida, você pode obter diferentes valores para uma mesma medida. Tomemos como exemplo a medição do período de um pêndulo. Faremos 5 medições:
1º medição: 1,19s
2º medição: 1,15s
3º medição: 1,12s
4º medição: 1,19s
5º medição: 1,23s
Observando esses diferentes valores, como poderemos apresentar um valor mais adequado a esse período? Esse valor mais adequado chamaremos de média. Essa média será a média aritmética entre os valores obtidos, então teremos, nesse caso, o período médio.
< T > = 1,19 + 1,15 + 1,12 + 1,19 + 1,23 = 1,18s