PRATICA 09
INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA
PRÁTICA 9 – Circuito RC Resistencia interna de um voltímetro
03/11/2014
CURSO: Engenharia Civil
Adelvane Ferreira Da Silva. RA: 31324117.
Aline Lucia de Jesus Martins RA: 31311814
Anderson Gama RA: 31313046
Douglas de Oliveira Camargos RA: 314115373
John Weslley Peres da Cunha RA: 31418693
Professor: Marcelo Augusto Silva De Oliveira
INTRODUÇÃO
Os voltímetros digitais são aparelhos altamente eficazes para a medida de tensões elétricas por possuírem uma resistência interna muito alta, de modo que pouquíssima corrente eletrica passa por eles. Na verdade o termo resistência de um voltímetro digital não e muito apropriado. O termo correto seria impedancia de entrada de um voltímetro digital, devido as características do circuito eletrônico que funciona como medidor de voltagem nesse aparelho.
Contudo, a impedância tem a ver também com a oposição a passagem de corrente elétrica e sua unidade e o ohm (Ω), a mesma unidade de resistência. Portanto, em vez de ligarmos um ohmimetro diretamente ao voltímetro (o que poderia causar dano ao ohmimetro) vamos utilizar um circuito RC para determinarmos a impedância do voltímetro.
Um circuito RC e composto por um resistor e um capacitor. O resistor e um elemento que você ja conhece bastante, portanto, vamos discorrer um pouco sobre o capacitor.
Um capacitor e um dispositivo constituído por duas placas metálicas e um dielétrico (um material isolante) entre elas, que permite o armazenamento de carga nas placas. O capacitor isolado, obviamente, não possui carga liquida, porem, quando ligado a uma fonte de tensão, suas placas, isoladamente, ficam carregadas de acordo com os polos da bateria.
OBJETIVO:
Determinar o valor da resistência interna de um voltímetro
MATERIAL
1 Multímetro digital
1 Capacitor de 470 mF
1 Capacitor de 1000 mF
Cabos
Fonte de tenção Física
PROCEDIMENTO:
Configuramos o multímetro como voltímetro para