Pratica 04
Carla Carolina, Flávia Gonçalo, Hélida Duarte, Nardely Andrade
Engenharia de Mecânica / Produção, EPR2AM-AIA, UNA
Introdução
A resistência elétrica de um corpo qualquer depende do tipo de material, das dimensões deste corpo, da temperatura e do valor da tensão aplicada. A resistência é uma grandeza macroscópica, uma vez que depende das características macroscópica deste material. Há, no entanto, outra grandeza relacionada à resistência que não depende das dimensões do material: a resistividade elétrica.
A resistividade elétrica é uma propriedade especifica dos materiais e depende de características microscópicas intrínsecas. Isto significa que duas peças de diferentes dimensões, de um mesmo material, apresentarão resistências elétricas distintas, embora possuam a mesma resistividade. A unidade de medida da resistividade elétrica é Ω∙m.
Descrição do Experimento
Verificar a dependência da resistência com o comprimento e com área de diferentes condutores; determinar a resistividade desses condutores. Material: Placa com fios de diferentes diâmetros e bornes para conexão; 1 multímetro digital; e cabos banana/banana.
Verificando a variação da resistência com o comprimento: Inicialmente, configure o multímetro como um ohmímetro para medir pequenas resistências elétricas com um fundo de escala 200Ω; Conecte um dos cabos do ohmímetro ao borne de um dos fios da placa, que se encontra na extremidade da placa; Conecte o outro cabo do ohmímetro ao borne subsequente. Leia o valor da resistência e anote-o. Vá mudando sucessivamente o cabo do ohmímetro de modo a variar o comprimento do fio cuja resistência está sendo medida; e Repita os passos para todos os fios. (Tabela 01)
Verificando a variação da resistência com a área: Utilizando a fórmula da área da seção transversal: A = πr2 calculamos em m² a área de cada um dos fios de Ni-Cr e através da fórmula de resistividade
R = ρ L\A obtemos a resistência em Ω de cada fio. (Tabela 02)