prat biscoito e bolo
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba
TECNOLOGIA DE MASSAS E PANIFICAÇÃO
RELATÓRIO AULA PRÁTICA FABRICAÇÃO DE BOLO E BISCOITO
Dalila Januzzi dos Reis¹
¹ Graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Profª: Flávia Campelo
Rio Pomba
Junho de 2015
1) INTRODUÇÃO
BISCOITO
Embora não constitua um alimento básico como o pão, os biscoitos são aceitos e consumidos por pessoas de qualquer idade (GUTKOSKI et. al., 2003).
Biscoito é um produto consumido internacionalmente por todas as classes sociais. Cada país tem, naturalmente, preferência por determinado tipo de biscoito, que, tomadas em conjunto, formam extensa seleção de formas, tamanhos, tipos e sabores ( MORAES et. al., 2010).
O Brasil é o segundo maior produtor de biscoitos do mundo. As indústrias brasileiras deste ramo são tão modernas e de alta capacidade produtiva. Isso sem contar aspectos de inovação, qualidade, atendimento e marketing, que colocam o conjunto dos produtores locais no topo da preferência quanto à realização de negócios (BRAZILIAN BISCUIT, 2009).
Os principais ingredientes que compõe os biscoitos são: farinha, água, açúcar, gordura e sal. A variedade das formas e texturas dos biscoitos podem ser produzidas variando a proporção destes ingredientes. A qualidade do biscoito está relacionada com a natureza e quantidade dos ingredientes utilizados (MAACHE-REZZOUG, 1998). “Biscoitos ou bolachas são os produtos obtidos pela mistura de farinha(s), amido(s) e ou fécula(s) com outros ingredientes, submetidos a processos de amassamento e cocção, fermentados ou não. Podem apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos (BRASIL, 2005)”.
Como saborosa e nutritiva parte da dieta normal,