Estratégia de intervenção em serviço social
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – DPCS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Elenice Soares
Liranna Thainan Damasceno Martins
ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO
Montes Claros-MG
Abril/2015
QUESTÃO
Considerando o texto de Gilberto Velho e o vídeo “triângulos roxos”, simule uma situação onde no cotidiano profissional o assistente social pode se aproximar da Alemanha nazista. Relacione os significados de good people e dirty work.
Good People and Dirty Work
Gilberto Velho inicia seu artigo citando uma conferência proferida pelo sociólogo americano Everett C. Hughes, na McGill University, em Montreal, em 1948. Nesta conferência, que mais tarde transformou-se no artigo célebre “Good People and Dirty Work”, o sociólogo analisa a conivência dos alemães com o nazismo. As good peoples eram pessoas apáticas que banalizavam e fechavam os olhos para os crimes ocorridos, não desejavam necessariamente que pessoas fossem torturadas e mortas em campos de concentração, ou que definhassem na miséria causada pela proibição da inserção social dos grupos descriminados, mas elas não se importavam uma vez que o problema não era com elas, lá fora a barbárie sobre saia enquanto outros viviam sua rotina, sem machucar mas também sem ajudar ninguém. Dirty Work traduzido como “trabalho sujo” eram os algozes, os carrascos pessoas intolerantes e destituídas de humanidade, literalmente “colocaram as mão na massa” e quase extinguiram uma raça uma cultura.
Nas palavras de Velho “Existia uma cumplicidade entre essas boas pessoas e aquelas que faziam o trabalho sujo de prender, torturar e matar judeus, comunistas, ciganos, inimigos políticos do regime em geral, homossexuais e qualquer tipo de pessoa que pudesse ser considerada perigosa ou inadequada. Os SS eram basicamente o corpo de especialistas do regime encarregados de “despoluir” a sociedade (...) Hughes não