PRANCHA DE ARQUITETURA – 2ª INSTRUÇÃO COMPANHEIRO MAÇOM
Nº 80
Prancha de Arquitetura de sobre a 1ª Instrução
Companheiro Maçom
RODNEI JORGE DOS SANTOS
CM
Orde Camboriú, 27 de agosto de 2012.
ÀGDGADU
VenM
Ir1º Vig
Ir 2º Vig
Meus IIr
SFU
PRANCHA DE ARQUITETURA – 2ª INSTRUÇÃO COMPANHEIRO MAÇOM
O presente trabalho visa tecer considerações acerca da 2ª Instrução de Companheiro Maçom.
Como continuação dos ensinamentos adquiridos no grau de aprendiz maçom, bem como na 1ª instrução do grau de companheiro, esta 2ª instrução remete aos conhecimentos teóricos que obrigatoriamente devem ser objetos de estudos e compreensão.
Inicialmente, o Companheiro deve conhecer o significado da letra "G" aplicada às seguintes palavras: GEOMETRIA, GRAVIDADE, GÊNIO, GERAÇÃO, GNOSE e GENERANTE, ou seja, aquele que gera, portanto, Deus o brande Geômetra. Em algumas línguas, como o inglês e o alemão, Deus é conhecido como "God" e "Gott".
Assim temos que GEOMETRIA tem significado aplicável à construção universal; aquela necessária a polir o indivíduo e torná-lo digno de ocupar o seu lugar no edifício social.
A GRAVIDADE - a atração universal, que tende a aproximar os corpos da ordem física, corresponde, na ordem social, a uma força misteriosa análoga, que tende à reunião e, mesmo, à fusão dos espíritos. corresponde à força que une os corações; que assegura a solidez do edifício maçônico, cujos materiais são seres vivos, unidos e indissolúveis pela profunda afeição que devem sentir uns pelos outros. o amor fraternal é, na maçonaria, o princípio vital de ordem, harmonia e estabilidade, assim como a gravidade o é dos corpos celestes.
O GÊNIO consiste na exaltação fecunda de nossas faculdades intelectuais e imaginativas. Desde que o espírito, calculadamente, adquira a posse de si mesmo, não sai dos limites do talento que possa conter. Para chegar a ser gênio, necessário é