Pragas Da Cultura Do Cacau
Larva da broca (Conotrachelus humeropictus) - a larva da broca causa serio danos nos frutos, eles se alimentam da mucilagem que envolve a semente e anifica tambem o fruto fazendo perfurações que são entradas para micoorganismos (perca de até 90%). O controle deve ser feito atraves de coletas de frutos atacados, para que as larvas não entre no solo. Assim ocorre a quebra de ciclo. A coletas de áreas com ataque desse inseto deve ser feita com mais frequencia e esses frutos abertos em cima de lonas para coter o maior número de larvas posivel. O controle quimico até o momento não mostrou-se satisfatorio.
Cigarrinha do ramo (Metcalfiella pertusa) -maiores pressão na incidência de grandes brotações com defcit hidrico, em plantas com pouco sombreamento. Ela ataca os galhos mais jovens das plantas, suas ninfas são depositadas em colonias e elas sugam a seiva do ramo podendo levar ate a sua morte. Para o controle deve-se proteger a cultura com o sombreaento adequadro.Fazendo verificações periodicas em galhos e ramos afetados. Fazer podas para a retirada de ramos e galhos muito atacados tem dado otimos resultados. O controle quimico deve ser feito quando o nível de ataque estiver muito elevado.
Tripes (Selenothrips rubrocinctus) - Seu ataque nas folhas podem causar encarquilhamento, necrose e até a queima das folhas devido ao seu abito alimentar que é raspador e sulgador. Nos frutos provoca a ferrugem na casca dificultando a colheita em relação ao seu estado de maturação que se estando verde ou maduro demais, vai comprometer a qualidade final do produto. A tripes tem sua maior proliferação em ambienes sombreados, secos e quentes, frutos e folhas parcialmente maduros também ajudam a sua proriferação. O controle no manejo é muito significativo em pequenos ataques. Quando se finalisa o período chuvoso os ataques se intencificam e o controle quimico se torna mais eficientes quando atingidos os niveis de controle.
Xyleborus ssp- È um inseto