Pradarias
Administração-CTADI2M
Domínios Morfoclimáticos
Domínio Morfoclimático das Pradarias
Aruan, Breno, Bruno, e Gustavo
3
INTRODUÇÃO
Domínio Morfoclimático com ausência significante de árvores e predomínio de vegetações herbáceas. Abrange uma área de aproximadamente 80.000 km² segundo Ab’Saber e se localiza no extremo sul no Brasil. Possui um relevo plano com pequenas ondulações que por si facilita o desenvolvimento da agropecuária.
O domínio das pradarias é representado pelo pampa, ou campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações e coberto por vegetação herbácea das pradarias. A ocupação econômica desse domínio tem se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu, obtendo altos rendimentos.
4
ASPECTOS NATURAIS
Predomínio de vegetações herbáceas e arbustiva. Existem 3 tipos de pradarias, que são: Alta, Baixa e Média. Caracterizando respectivamente: presença de gramíneas de até 2 metros de altura e com raízes extremamente profunda, apresenta uma pequena diversidade na vegetação e gramíneas de pequeno porte, contém uma grande diversidade na vegetação e tem um solo extremamente fértil.
Estabelecido por um clima subtropical com zonas temperadas úmidas e sub-úmidas, a região é sujeita a sofrer alguma estiagem durante o ano.
Consiste em um relevo plano com ondulações que é favorável a prática de agropecuária, porém há localidades onde o solo é arenito e isso faz com que a agricultura seja muito rara e condicionalmente impossível a prática, necessitando de maquinas e reformas no solo.
Se localiza no Brasil na região do Rio Grande do Sul, onde a agricultura não tem suas vantagens. Mesmo sendo um Domínio Morfoclimático caracterizado por seus solos extremamente férteis, no Brasil as Pradarias não contém essa caraterísticas. Isso é devido as queimadas periódicas, e a má utilização da pecuária.
A região do Domínio recebe influência de duas massas de