Pradarias Temperadas
As pradarias temperadas existem onde as quantidades de chuvas são intermediárias entre as que ocorrem nos desertos e nas áreas de floresta, ou seja, onde a precipitação anual está entre 10 e 30 polegadas (25 a 75 cm), dependendo da temperatura, distribuição sazonal da chuva e da capacidade do solo reter a água. A umidade do solo é o fator-chave, especialmente porque limita a decomposição microbiana e a reciclagem de nutrientes.
Podem ser encontrados na América do Norte, grandes campos chamados de pradarias. Na América do Norte esse bioma se estende do rio Mississippi, a leste e nordeste da região dos Grandes Lagos para as Montanhas Rochosas, no oeste. A região de pradarias da América do Sul é conhecido como o pampa. Cobrindo sul do Brasil em uma extensão de 45.000 a 80.000 km2, Uruguai e centro-leste da Argentina . Na Europa e na Ásia, esses campos temperado estendem são típicos na ucrânia, na Rússia e na China, e são conhecidos como estepes. Também podem ser encontrados nas planícies da Nova Zelândia e nos estepes da áfrica do sul.
Na América do Norte, o bioma de campo é dividido entre zonas leste-oeste de campos altos, campos mistos, campos baixos e prados de grama comum. Essas zonas são determinadas pelo gradiente de chuva, que também é um gradiente de produtividade primária decrescente.
Relação precipitação x temperatura
Precipitação: Na América do Norte, os campos se desenvolvem nas zonas climáticas continentais, onde a precipitação varia entre 300 e 850 mm por ano, e grande percentagem da sua área com uma elevada percentagem de precipitação de verão. A precipitação é rara, tanto que os detritos orgânicos não se decompõe rapidamente, e os solos são ricos em matéria orgânica.
Nos pampas, a precipitação fica por volta de 150 a 500 mm por ano .
A região na América do Norte tem uma grande percentagem da sua área com uma elevada percentagem de precipitação de verão (> 30%) e a região correspondente da América do