Pra sempre vencedor
Desde o inicio sempre o homem interferiu de alguma forma na natureza; Evoluindo deixou de ser da natureza e passou a interagir com ela, mantendo uma relação estritamente capitalista, e essa concepção de que o homem é o centro do mundo, faz com que o mesmo se sinta a vontade pra fazer o que quiser, mas as suas ações no meio em que vive tem provocado catástrofes que prejudicam a si mesmo, ou seja, um desiquilíbrio ambiental. Com a evolução humana o ser humano adquiriu muitas habilidades, sendo que ao utilizá-las em seu beneficio acaba por prejudicar o meio em que vive.
Palavras-chave: Meio ambiente. Relação. Homem. Natureza
1 RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA
Fig 1 Relação Homem x Natureza Fonte: ecoando [1]
Desde o inicio o homem sempre interferiu de alguma forma; Evoluindo deixou de ser parte da natureza e passou a interagir com ela, no princípio as relações do homem com a natureza eram permeadas de mitos, rituais e magia, pois se tratava de relações divinas. Para cada fenômeno natural havia um deus, uma entidade responsável e organizadora da vida no planeta: o deus do sol, do mar, da Terra, dos ventos, das chuvas, dos rios, das pedras, das plantações, dos raios e trovões etc. O medo da vingança dos deuses era o moderador do comportamento dessas pessoas, impedindo uma intervenção desastrosa, ou, sem uma justificativa plausível ante a destruição natural. Para cortar uma árvore, por exemplo, havia a necessidade de uma justificativa que assegurasse, no mínimo, a sobrevivência – como a construção de uma casa ou de um barco. Rituais eram utilizados para “se desculpar” pelo ato tão cruel que estava sendo cometido. Natureza e homem era a mesma coisa.
Com a evolução da espécie humana, o homem arrancou os deuses da natureza e passou a destruí-la como se ele próprio fosse divino, cheio de poderes absolutos. A partir de então, a natureza começou a perder o seu status de mãe da vida. O desejo desenfreado pelo poder e pelo