Gestão e ordenamento das praias
1 INTRODUÇÃO
A expressão “gestão do litoral” cada vez mais se tem tornado necessária devido à exploração excessiva que estes sistemas sofrem. Sem uma futura intervenção por parte dos seus envolventes, pode levar ao seu desaparecimento.
As praias, enquanto parte integrante do litoral, não fogem a esta situação uma vez que o turismo as elege como espaço privilegiado de destino, promovendo o desenvolvimento dos aglomerados adjacentes que suportam todas as atividades complementares ao turismo balnear.
Tendo em conta este assunto, pretende-se, através de informação retirada relativamente aos instrumentos utilizados na gestão do litoral, entender como esta está a ser feita e se Portugal está no bom caminho para dar a volta à questão da sobreexploração do litoral. Bem como irão ser estudados alguns dos fatores relacionados com este tema.
Assim, pretende-se fazer uma exploração do tema “Gestão do Ordenamento das praias” com o intuito de estudar a situação atual geral relativamente a este assunto, bem como especificamente a do nosso país Portugal.
2 LITORAL E ECOSSISTEMA COSTEIRO
2.1 O Litoral
Litoral é o espaço geográfico inserido entre o meio marinho e o meio terrestre, uma definição aparentemente simples mas ambígua, que serve para caracterizar estas áreas territoriais que assumem um papel cada vez maior na relação que as sociedades humanas estabelecem com o território.
O litoral é apreciado por fatores diversos como a riqueza dos ecossistemas litorais (dos mais ricos e produtivos do mundo), no entanto não é só pelos recursos pesqueiros que este espaço geográfico é apreciado, mas também pelo facto de integrar localizações vantajosas para a implantação de unidades industriais, portuárias, interfaces de transporte e ainda, para a atividade turística.
No entanto, é cada vez mais significativa a valorização das áreas litorais por parte de milhões de turistas em todo o mundo que, assim, contribuem para que a