A importância da Psicologia para o Educando
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
POLO OLHO D’ÁGUA DAS FLORES
13211729
Brenda Karoline Bastos do Amaral Amorim
A Importância do Estudo da Psicologia para a Formação do Educador
Olho D’Água das Flores/AL2014
Brenda Karoline Bastos do Amaral Amorim
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Professores da Disciplina: Alexandre Câncio Bulhões e José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro.
Olho D’Água das Flores/AL2014
A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa auxiliar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que possibilitem a ele irem construindo seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhe coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, constituir e transformar os seus saberes docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
O conhecimento psicológico e a teoria e prática educativa não podem ser consideradas em uma única direção. O conhecimento psicológico contribui para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo deve facilitar do mesmo modo a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico.
Para muitos críticos da Aprendizagem Social, a grande fraqueza do modelo é o seu mecanicismo, ou seja, sua excessiva ênfase nas relações causais. Consideram que o desenvolvimento não é só influenciado pelos estímulos do meio, mas igualmente pelas tendências genéticas, maturação biológica, processos internos de pensamento, esforços da