Sigmund Freud E Suas Contribui Es Para A Educa O
Sigmund Freud
Nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de 1856. Foi responsável pela revolução no estudo da mente humana.
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais ele criou uma nova teoria que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Para Freud, essas pessoas tinham a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos, dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
Este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, ele fazia co que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhe viessem à cabeça. Este método ele era capaz de desvendar os sentimentos reprimidos, após desvendá-los ele os estimulava a colocarem estes sentimentos para fora.
Sigmund Freud e suas Contribuições para a Educação
Contribui e muito na área social e na pedagógica pois podemos entender melhor enquanto educadores, como se processa em nossos educandos o desenvolvimento emocional e mental. Onde ocorre a aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor – aluno.
O educador precisa ajudar o educando a buscar o equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.
Uma grande contribuição diz respeito à aprendizagem por identificação, que mostra que através de modelos de pessoas que são significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas sua auto-imagem.
A Teoria de Freud destaca a importância da relação professor – aluno, pois muito depende, pois muito depende deste relacionamento, estabelecer um clima favorável para que a aprendizagem aconteça de uma forma satisfatória. Infelizmente a nossa educação trata os alunos como iguais, usando as mesmas metodologias para todos, ignorando as diferenças e os problemas