PR TICA 1 MEDIDAS F SICAS E AN LISE DE ERROS
PRÁTICA 1 - MEDIDAS FÍSICAS E ANÁLISE DE ERROS
ACADÊMICO(S): MARCOS PINTO JUNIOR RONALDO PEREIRA SORAYA MARTINS TAYNARA MARCIANO VAGNER JUNIO RAMBONI
TURMA: 1º B - NOTURNO PROFESSOR: MARIANA MARTINS
SANTANA
2015
INTRODUÇÃO
Toda medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de medição é completamente confiável. Por isso, é necessário representar as medidas de dado objeto junto ao possível erro do instrumento ou ao erro causado por qualquer outra fonte externa.
O objetivo da prática 1, aqui representada, é observar as medidas de determinados sólidos encontradas por cada instrumento e a diferença da precisão entre eles (já que o erro ocasionado pela régua é maior que o erro do paquímetro), calculando assim a margem de erro de cada medida.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação e experimentação, procurando enquadrá-los em esquemas lógicos.
A física também fica encarregada de definir as unidades de medida de cada grandeza, como o comprimento, que será retratado no relatório desta prática.
As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas em duas categorias: medidas indiretas e medidas diretas. A medida indireta se dá quando se obtém o valor da distância ou medida de um objeto com auxílio do cálculo trigonométrico. Já a direta se dá quando o instrumento de medida é aplicado diretamente sobre a distância ou o objeto.
A técnica da medida direta foi utilizada para a realização da Prática 1. Os instrumentos utilizados foram régua milimetrada e um paquímetro universal.
A régua milimetrada expressa a medida