PR PROJETO
Tema:
A Inclusão da Língua Brasileira de Sinais nas Escolas de Ensino Médio
Delimitação do Tema:
Estudo de LIBRAS como uma nova língua no Ensino Médio
Formulação do Problema:
Qual a importância da implantação do ensino de LIBRAS nas escolas de Ensino Médio?
Que dificuldades os alunos portadores de surdez enfrentam nas escolas de Ensino Médio?
Justificativa:
Estão garantidas no Brasil, por parte do Poder Público em geral e empresas concessionárias de serviço público, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização das comunidades surdas no Brasil.
O sistema Educacional federal e os sistemas educacionais, estaduais, municipais e o Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de Educação Especial, de fonoaudiologia e de magistério em seus níveis médio e superior. Esses fatores nos levam a um estudo sobre as formas de implantação do ensino de LIBRAS como disciplina integrante da Matriz curricular do Ensino Médio.
Objetivo Geral:
Estudar formas de se inserir a Língua Brasileira de Sinais no Ensino Médio bem como conhecer as formas de ingresso de alunos surdos nas escolas do nosso município.
Metodologia:
O referido projeto de pesquisa que visa estudar uma forma de implantação do Ensino de LIBRAS no Ensino Médio, será realizado de forma bibliográfica com estudo e análise de Leis, Decretos relacionados a Língua Brasileira de Sinais e também as matrizes e diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio realizando pesquisas nas escolas sobre a existência de alunos portadores de surdez.
Fontes Teóricas:
Lei nº. 10.436, de 24 de Abril de 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais –LIBRAS e dá outras Providências.
Decreto n°. 5.626 de 22 de Abril de 2005 – Regulamenta a Lei nº. 10.432 de 24 de Abril de 2002.
CARVALHO, Paulo Vaz. Breve história de surdez no mundo [SI]: