Pr Projeto
CARLOS MOTA DE LIMA¹ (IC), CLAYTON SANTOS FRANÇA2 (IC), JAMILSON COUTO DOS SANTOS3(IC), LEONARDO PRIMO VIANA BRAGA4 (IC), MAURÍCIO QUEIROS FREITAS5 (IC), RICELLI LOPES DA SILVA6 (IC), VITOR LUIS MUNIZ DE SOUZA7 (IC).
1-khytopark26@gmail.com, 2- clayton_francaa@hotmail.com, 3- jamilson.couto@ig.com.br,
4-leo.braga06@hotmail.com, 5-maumauqf@hotmail.com, 6- rlopessilva1@hotmail.com,
7- vitortecmecanica@hotmail.com
Palavras Chave: Redutor
Introdução
A partir da Revolução Industrial tivemos o desenvolvimento de maquinas a vapor, que a priori bombeavam a água para fora das minas de carvão. Com o aperfeiçoamento das maquinas a vapor por James Watt um poderoso e enorme motor podia acionar uma fábrica inteira, transmitindo potência a dezenas de maquinas por meio de correias, todavia o sistema era ineficiente e trabalhoso.
Por volta de 1890 quando a energia elétrica chegou ao chão de fábrica os motores a vapor foram substituídos gradativamente por motores elétricos, os quais tinham um rendimento aceitável somente em rotações bem acima das necessárias nas maquinas acionadas. Portanto era necessário achar um dispositivo mecânico para que a velocidade fosse controlada adequando-se as maquinas as quais trabalhavam. Este dispositivo era o redutor.
Problema e Objetivos
O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma minuciosa o redutor de torque e os elementos de máquinas que o constitui. Este equipamento se torna vital em uma fábrica e veículos, devido a sua construção mecânica e intercambialidade. Para melhor entendimento será realizado cálculos dos elementos constituintes para facilitar a escolha de um redutor adequado para o tipo de trabalho a ser empregado.
Metodologia
A princípio o procedimento a ser adotado, foi a pesquisa de campo, em seguida o foi feito processo de desmontagem do equipamento para fotografar e identificar os elementos constituintes do redutor, mensurando com um instrumento calibrado (Paquímetro) as medidas