PPCP
1 - Introdução à Administração da Produção e Operações
1.1- Conceito de Administração da Produção e Operações
A administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se de perto às atividades industriais, enquanto a palavra “operações” se refere às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas indústrias, as tarefas que são objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou na planta industrial; se analisarmos o organograma da fábrica, descobriremos que muitos órgãos são denominados como capítulos de um livro.
Administração da produção não deve ser confundida com atividade fabril. Atividade fabril envolve pessoas trabalhando ou produzindo com máquinas, movimentação de produtos, carga, descarga e etc. A administração da produção esta ligada a tal, mas não é somente isto.
Áreas classificadas como serviços, bancos, hospitais, escolas, aeroportos e outros, têm também haver com conceitos e técnicas de Administração da Produção. Estes conceitos nem sempre se adaptam perfeitamente mas estão se ajustando gradativamente.
1.1.1 Distinção entre Produtos e Serviços
A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica a fabricação de um produto físico, tangível, tal como uma geladeira, um automóvel, um sabonete ou outro produto palpável. Por sua vez, um serviço é prestado, e a apresentação do sérico implica em uma ação, embora meios físicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço.
Quando somos examinados por um médico, a prestação do serviço consiste na ação exame – diagnóstico – prescrição. Quando estudamos em uma universidade, a prestação do serviço consiste em colocar à nossa disposição os conhecimentos dos professores, dos livros, das revistas, etc. Nesses dois caso, não há um bem físico envolvido, embora