Ppb1
PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO
Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc., são caracterizadas na Psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”. Essas funções derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos (relações do indivíduo de experiência e vivência com o meio). Esses processos interagem e são dependentes entre si. Há uma grande diferença entre o que está no mundo e aquilo que experimentamos como estando no mundo. Nossos sentidos podem ser considerados nossas janelas para o mundo. Trazem-nos informações.
Sensação: É o processo de coleta de informações sobre o meio ambiente. É o processo de receber, converter e transmitir informações do exterior. Compreende os 5 sentidos, mais o sentido vestibular (equilíbrio) e o cenestésico (movimento). Não lemos as mensagens à medida que vão chegando. Os inputs dos sentidos são transformados para que percebamos um mundo compreensível e ordenado.
[...] Se estivéssemos continuamente cientes de todos os estímulos que se apresentam a nós, seríamos esmagados por informações sensoriais e incapazes de nos concentrarmos [...] (HOCKENBURY; HOCKENBURY, 2003, p. 84).
Percepção: É o processo de organização e ordenamento dos dados sensoriais (sensações) para desenvolver a consciência do ambiente e de nós mesmos (envolve interpretações). É o processo de selecionar, organizar e interpretar os sinais enviados ao cérebro. É a capacidade de dar sentido às sensações. Refere-se à capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. Ela é considerada uma característica subjetiva.
Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estímulo do meio. Ela detecta a experiência sensorial básica por