PP Macro
De acordo com a metodologia de cálculo, os índices não levam em consideração as disparidades existentes entre os produtos avaliados, por exemplo, um produto pode custar mais, mas possui maior relação custo-beneficio. Os estabelecimentos onde os preços são coletados não são escolhidos aleatoriamente a cada pesquisa. O governo cria um viés deflacionário ao escolher o peso dos bens incluídos na cesta de produtos quando atribui menor peso à produto com alta elasticidade-demanda.
2. Diferencie inflação de oferta inflação de demanda.
A inflação de oferta, também conhecida como inflação de oferta, é aquela decorrente da alta dos custos na economia, como por exemplo, elevação das tarifas públicas, das taxas de juro, dos combustíveis ou dos salários.
A inflação de demanda ocorre quando há excesso de demanda agregada (procura) em relação à produção disponível.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Enfim, uma está associada à oferta de produtos para o mercado, ao passo que a outra se relaciona à procura que o mercado realiza em relação aos produtos.
3. Explique brevemente o que foi o período de inflação inercial no Brasil.
Inflação Inercial refere-se à ideia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura.
No Brasil, na época da inflação elevada (nos anos 70 e 80) os contratos de diversos tipos tinham cláusulas de correção que eram autoaplicáveis. Isso gerou na população um comportamento inflacionário: transferia-se para o mês seguinte a taxa de inflação do mês passado mesmo que não houvesse pressões de demanda ou de custo. Por ter sido real a correção da inflação no período 1964-1984, da economia brasileira ocorreu o que se chamou pelos acadêmicos de economia na época, de "Milagre Econômico", com crescimentos reais significantes e