PP CUSTEIO POR ABSOR AO
Custos I – Prof. Calixto Junior
Victoria Duarte Cordeiro – 68219
3 AFN – 12/08/2015 – CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio por absorção é muito importante pois as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o “fisco” utilizando esse critério. É um processo de apuração de custos, e seu principal objetivo é dividir todos os seus elementos (fixos ou variáveis) em cada fase da produção. Dessa forma, um custo é absorvido quando for atribuído a uma unidade de produção, e assim, cada unidade receberá sua parcela no custo até que o valor aplicado seja totalmente absorvido pelos custos dos produtos vendidos ou pelos estoques finais. A principal distinção que existe no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é muito importante porque as despesas são jogadas de imediato contra o resultado do período, enquanto apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. E assim, os custos relativos aos produtos que estão sendo elaborados e os produtos já acabados, mas que ainda não foram vendidos são ativados no estoque desses produtos.
As principais características do custeio por absorção são: engloba os custos totais (fixos, variáveis, diretos ou indiretos); necessita do processo de rateio (divisão), no caso de apropriação dos custos indiretos quando houver dois ou mais produtos ou serviços; é um critério legal exigido no Brasil, porém, nem sempre é útil como ferramenta de análise de custos, pois possibilita distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, o que possibilita mascarar desperdícios, por exemplo. E por último, os resultados apresentados sofrem influência direta do volume da produção.
Bibliografia
Portal de contabilidade. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm> Acesso em: 11 de Agosto de 2015.
Unama. Disponível em: <http://arquivos.unama.br/nead/3semestre/CCO/aula05.pdf> Acesso em: 11 de Agosto de 2015.
Ciências