poço
O principais problemas no uso de poços para o abastecimento hídrico são:
Poluiçao: Esgotos domésticos não tratados, depósitos de lixo e empresas que não se preocupam com o desenvolvimento sustentável com efluentes contendo metais pesados e produtos químicos sem o devido tratamento para descontaminação.
Construções e pavimentações nas cidades reduzem a renovação da água no subsolo
Em cidades situadas à beira-mar, a redução do nível do lençol subterrâneo provocado pela captação excessiva faz com que a água do mar tenda a avançar mais, provocando a salinização e, assim, fazendo a água imprópria para o consumo.
Poço Artesiano
Mesmo procedimento de um poço convencional com a diferença de que as águas nesse caso fluem naturalmente e não é necessário um bombeamento artificial, uma vez que a pressão da agua no aquífero confinado é suficiente para a sua ascensão até a superfície. Tem profundidade superior a de um poço comum e por isso a água tem alto grau de pureza.
O tipo formação rochosa que envolve o a água subterrânea está intimamente ligado com a qualidade dela, pois se a rocha é totalmente impermeável é muito difícil a contaminação do lençol artesiano.
Poço Semi-Artesiano
Poço de profundidade igual a de um poço artesiano, porém a pressão da água não é suficiente para que suba até a superfície e é necessário a instalação de equipamento para bombear a água. Legislação sobre Poços O governo criou algumas exigências mediante a perfuração de poços. Existem leis como o Decreto- Lei nº 226A/2007, de 31 de maio, em que todos os proprietários e arrendatários que utilizam as águas do solo devem pedir autorização, licença ou outorgas de uso dos recursos hídricos para as autoridades