Poços
COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO UTILIZANDO POÇOS VERTICAIS E HORIZONTAIS
Trabalho de Produção I
THAIS AZEVEDO OLIVEIRA
CAMPUS - NITERÓI
TURMA – 1001
PROFESSORA – VERA SABOYA
29 de março de 2012
COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO UTILIZANDO POÇOS VERTICAIS E HORIZONTAIS
por
Thais Azevedo Oliveira
Trabalho apresentado a matéria de Produção I, da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ), como requisito parcial para estudo e avaliação de produção.
Relatório solicitado: Prof. Vera Saboya
Universidade Estácio de Sá, RJ, Brasil
2012
Comparação entre Estratégias de Produção Utilizando Poços Verticais e Horizontais
Autor: Ronice Paixão Silva Prado
Resumo
O objetivo deste trabalho foi fazer uma comparação do desempenho de poços horizontais e verticais levando em consideração diversos cenários geológicos e econômicos. A metodologia utilizada baseia-se inicialmente na definição de estratégias de produção ótimas para as configurações do modelo base através da simulação numérica de fluxo. Combinações de atributos geológicos e parâmetros econômicos resultam no cálculo do desempenho dos poços e do valor presente líquido em todos os cenários. Realizou-se então um estudo sobre a influência de parâmetros tais como: controle da produção do poço, heterogeneidade do reservatório, redução da taxa de atratividade, aumento da densidade do óleo e aumento do comprimento do poço horizontal no desempenho dos poços. Os resultados mostram a influência dos atributos de rocha e parâmetros econômicos no desempenho dos poços e as vantagens entre os poços nos diversos cenários. Pode-se concluir que para a maioria das situações, os poços horizontais apresentam vantagens sobre os poços verticais.
RESUMO
Este artigo teve como objetivo apresentar uma comparação entre a produção de petróleo advindo de poços perfurados horizontalmente e verticalmente.
Poço vertical é quando a sonda e o alvo a ser atingido estão na