Povos Maias
Os jovens guerreiros pertencentes às elites inimigas eram as presas mais cobiçadas. No caso de capturar um governante, ou um chefe principal, a vítima era reservada para ser decapitada durante uma cerimônia especial. dança : A dança era a principal diversão dos maias. Eles a praticavam em quase todas as festas religiosas ou sociais. Normalmente, só os homens dançavam, e as mulheres nem podiam assistir a estas apresentações. culinaria: Milho, feijão, abóbora e pimenta eram a base da cozinha maia. Seus pratos favoritos eram cozidos e panquecas de milho. Raramente comia-se carne, pois os animais domésticos se resumiam a perus e cachorros. distribuição populacional: Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias.
Organização : Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.
COlonização: As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatan, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Estátua, em pedra, de guerreiro maia.
Pirâmide do Adivinho, obra dos maias, com cinco templos sobrepostos, em Yucatán, México.
Desenho maia, cuja arte estava ligada à religião.
ASTECAS localização :Os povos astecas ou aztecas eram certos grupos étnicos da região central do atual México, em particular os grupos que falavam a língua náuatle e que dominaram