povos em movimentos
Denis R. Oliveira denisxadrez@gmail.com GLOBALIZAÇÃO E MIGRAÇÕES
A pobreza é um dos principais motivos dos movimentos migratórios atuais Com efeito, os principais fatores que propulsionam a dinâmica migratória são a desigualdade socioeconômica entre os países e o desemprego estrutural e conjuntural. MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Atualmente, as migrações internacionais alcançaram um volume bastante expressivo.
Milhões de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de oportunidades de estudo, ascensão profissional e pessoal, ou fugindo da violência, de guerras e perseguições políticas e religiosas.
Brazilian Day 2011 em Nova York, Estados Unidos
Apesar de buscarem conquistas sociais, a maioria desses imigrantes recebem baixa remuneração e os que vivem em condição ilegal sofrem com a falta de assistência social, de acesso aos sistemas públicos de seguridade social, como saúde e previdência, de educação, de habitação, de transporte, entre outros. Isso leva à precarização de suas condições de vida e de trabalho, principalmente nas grandes cidades. Ainda assim, as perspectivas, de maneira geral, são melhores para os migrantes do que em seus países de origem, principalmente se estes provêm de países de baixo IDH.
MIGRAÇÃO POR RAZÕES CONÔMICAS
Aqueles que migram por razões econômicas dirigem-se principalmente para os países ricos ou mais desenvolvidos que o de origem. Após as guerras mundiais, os países europeus - principalmente Alemanha,
França e Reino Unido - estimularam a imigração de mão de obra barata, oriunda de países subdesenvolvidos
BARREIRAS AOS IMIGRANTES
No mundo desenvolvido, muitos dos que ficam desempregados não conseguem regressar ao mercado de trabalho exercendo atividades cuja qualificação profissional corresponda à exigida no emprego anterior.
Assim, boa parte dos trabalhos de baixa qualificação, tradicionalmente realizada pelos