Potenciometria
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)
Departamento de Química (DEQUI)
Curso: Química Licenciatura
Disciplina: Química Analítica
Prof.ª: Gilvanda Nunes
Edelson de Jesus Sá Dias QM 10130-27
Potenciometria
São Luís-MA
2011
Edelson de Jesus Sá Dias QM 10130-27
Potenciometria
Trabalho apresentado à Universidade
Federal do Maranhão na disciplina de Química
Analítica ministrada pela Prof.ª Gilvanda
Nunes para obtenção de nota.
São Luís-MA
2011
Introdução
Os métodos potenciométricos de análises baseiam-se na medida do potencial de células eletroquímicas, sem o consumo apreciável de corrente. Há cerca de um século, as técnicas potenciométricas têm sido utilizadas para localizar o ponto final em titulações. Em métodos mais recentes, as concentrações de espécies iônicas são medidas diretamente a partir do potencial de eletrodos de membranas seletivas a íons. Esses eletrodos são relativamente livres de interferência e representam uma forma rápida, conveniente e não destrutiva de se determinar quantitativamente inúmeros cátions e ânions importantes.
Os analistas realizam mais medidas potenciométricas do que, talvez, qualquer outro tipo de medida química instrumental. O número de medidas potenciométricas feitas diariamente é surpreendente. Os fabricantes medem o pH de muitos produtos comerciais; os laboratórios clínicos determinam gases sanguíneos como importantes indicadores no diagnóstico de doenças; os efluentes industriais e municipais são continuamente monitorados para determinar o pH e a concentração de poluentes, os oceanógrafos determinam dióxido de carbono e outras propriedades relacionadas em água do mar.
“Entre dezembro de 1992 e janeiro de 1993, o Meteor navio de Pesquisa que pertence a
República Federal da Alemanha, por intermédio do Ministério da Pesquisa e operado pela Fundação de Pesquisa Alemã, navegou do Rio de Janeiro à cidade do Cabo na África do Sul,