Potenciometria
DETERMINAÇÃO DA EQUAÇÃO OPERACIONAL DO pH E DA Ka DE UM ACIDO MONOPRÓTICO
Discentes:
Paulo Gustavo Rossi 54373
Matheus Barbosa Cardozo 55685
Camila Marques Garcia 54357
Roberto Lenine Nogueira Carvalho 63538
INTRODUÇÃO
A potenciometria é um método de análise que usa eletrodos para medir potenciais elétricos fornecedores de informações químicas. Nesta técnica são utilizados um eletrodo indicador, o qual varia seu potencial de forma conhecida conforme as alterações na concentração de um analito, um eletrodo de referência, o qual tem potencial constante sob temperatura constante, independentemente da composição da solução do analito, e uma ponte salina que previne os componentes da solução do analito de se misturarem com aqueles do eletrodo de referência.
ELETRODOS DE REFERÊNCIA DE CALOMELANO
Um eletrodo de calomelano pode ser representado esquematicamente como Hg Hg2Cl2(saturado), KCl(x mol/L), em que x representa a concentração de cloreto de potássio na solução, em mol/L. As concentrações de cloreto de potássio, comumente empregadas em eletrodos de referência de calomelano, são 0,1 mol/L, 1,0 mol/L e saturado (cerca de 4,6 mol/L). O eletrodo de calomelano saturado (ECS) é o mais amplamente utilizado porque pode ser facilmente preparado. Sua principal desvantagem é que ele é mais dependente da temperatura que os eletrodos que empregam soluções 0,1 e 1,0 mol/L.
ELETRODO DE VIDRO PARA MEDIR pH
A célula consiste em um eletrodo indicador de vidro e um eletrodo de referência de calomelano saturado imersos em uma solução com pH desconhecido. O eletrodo indicador é composto por uma fina membrana de vidro sensível ao pH selada na ponta de um tubo de vidro ou de plástico. Um pequeno volume de ácido clorídrico diluído saturado com