topicos em quimica experimental
Conclui-se com este trabalho prático que dos alimentos analisados os que mais apresentaram teor de umidade são a banana, a cenoura e o queijo. Isto explica-se já que frutas e vegetais, contém em sua composição grande parte de água e o queijo, principalmente o ricota é caracterizado pelo Ministério da Agricultura como um queijo de alta umidade, como encontrado da prática.
Comparado aos outros alimentos, o pão teve um teor de umidade inferior, isto porque a alta umidade propiciaria o fácil desenvolvimento de fungos. Porém, alguma umidade deve existir, para que o pão não se torne duro ou envelheça rapidamente.
Apesar de a literatura estar com método de determinação de unidade, ainda não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato e prático. Pois métodos simples e rápidos ainda não são exatos, pois a unidade que parece simples torna-se complicada em função da precisão dos resultados, pois são algumas dificuldades geralmente encontradas, como, temperatura de secagem, umidade e movimentação e ar dentro da estufa, vácuo, tamanho das partículas e tamanho das amostras,formação de crostas seca na superfície da amostra, temperatura da amostra e amostras com auto teor de substancias voláteis.
INTRODUÇÃO
1. UMIDADE
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. No processo de secagem essa determinação é fundamental. A secagem é feita na estufa na temperatura de 105°C.
É a medida total de água contida no alimento.
A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar a estocagem embalagem e processamento.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias, e também para o desenvolvimento de insetos.
O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização.