energia eolica[
ENERGIA EÓLICA
EQUIPE 220
OFICINA TODAS AS FONTES DE ENERGIA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
OUTUBRO DE 2013
ENERGIA EÓLICA Definição Energia eólica é obtida através da força dos ventos, onde grandes hélices captam o vento, que acionam um gerador elétrico.
Origem Começou a ser utilizada por volta de 1970 com a crise internacional do petróleo, o tanto de energia obtida varia com o local, estações do ano e as horas do dia.
A topografia (relevo) e a rugosidade (irregularidades) do solo também tem influência na frequência dos ventos e de sua velocidade em um local.
A extração de tal energia numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de energia eólica instalados.
A avaliação para o local a ser instalada a usina utiliza principalmente tais conceitos:
Dados dos ventos com precisão
Mapeamento eólico da região.
Funcionamento Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/.
Antigamente a captura do vento eram feitas por moinhos hoje em dia são utilizados hélices que possuem o formato de asas de aviões. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.
Um aero gerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:
• da quantidade de vento que passa pela hélice
• do diâmetro da hélice
• da dimensão do gerador
• do rendimento de todo o sistema.
Benefícios