Potenciação - expoente negativo
A propriedade que possibilita a explicação desse fato surge na divisão entre potências em que a base do dividendo é igual à base do divisor. Essa condição permite, como forma de simplificação, subtrairmos o expoente do dividendo pelo expoente do divisor. Assim, em uma operação como , em vez de fazermos , teremos como opção: .
É essencial, na aplicação dessa propriedade, estar atento para que o expoente do dividendo seja sempre subtraído pelo expoente do divisor. Se invertermos a posição dos expoentes, estaremos invertendo a ordem da operação, isto porque , já que .
Diferente da multiplicação - em que a ordem dos fatores não altera o produto -, na divisão, se trocarmos a ordem das posições entre o dividendo e o divisor, estaremos invertendo o resultado. Os dois exemplos anteriores estimulam esse tipo de observação: e .
A inversão da posição entre o dividendo e o divisor pode ser indicada pelo sinal do expoente, se a propriedade for bem aplicada. No exemplo em que é igual , se invertermos a ordem da operação, teremos . Como já temos a informação de que , podemos reescrever que .
Estratégia para trocar o sinal
Lembrando que o inverso de é 8, e que este pode ser escrito na forma , podemos afirmar que inverter um número é dar-lhe uma boa cambalhota. Assim, o inverso do é 2 e do é , o que nos estimula a um jogo que ajudará a construir uma regra para calcularmos potências com expoentes negativos.
Inverter a base será uma estratégia para trocarmos o sinal do expoente, uma estratégia que pode ser mostrada a partir de um exemplo bem simples, com a pergunta: qual o valor de ?
Um caminho de resolução bem conhecido para esse caso é fazermos . No entanto, se aplicarmos a propriedade da potenciação, teremos outro caminho, dado por . Analisando