Potencializando a Comunica o nas Organizações
RESUMO
DO
TEXTO
POTENCIALIZANDO
A
COMUNICAÇÃO
NAS
ORGANIZAÇÕES, DE JORGE DUARTE E GRAÇA MONTEIRO.
O texto inicia-se partindo da premissa de que os processos coordenados pela comunicação não devem apenas dizer respeito a um setor, mas, sim, a todos os setores organizacionais. Traz, também, a necessidade de haver a criação de uma consciência comunicativa dentro das organizações, coisa que deixa muito a desejar em muitos países.
Quando se fala em comunicação organizacional e se analisa as suas peculiaridades, raramente pressupõe-se que, de fato, o que se precisa obter é uma comunicação estratégica, ou seja, aquela alicerçada em padrão de gestão de recursos que garanta atingimento de objetivos mercadológicos e institucionais dentro do ambiente mutável, incerto e competitivo da sociedade contemporânea. A comunicação está em todos os processos da instituição, podendo ser comparada ao oxigênio, sem o qual não existe vida. Uma organização que se utiliza adequadamente da comunicação pode obter inúmeros benefícios, como a melhoria do desempenho operacional e a promoção de mudanças significativas nas múltiplas relações da instituição.
No entanto, muitas organizações ainda utilizam a informação de maneira equivocada, como sinônimo de poder, por exemplo, não havendo interesse real em ouvir, apenas em disseminar automaticamente uma informação específica.
A consequência é a burocratização da comunicação nas instituições.
O universo da comunicação ainda não fora aproveitado com todo o seu potencial nas organizações. Apesar de toda a sua evolução técnica e epistemológica, a comunicação ainda é uma área pouco entendida pelos gestores das instituições. Ao utilizarem-na de maneira inadequada, ocorre uma espécie de “cinismo coletivo”, no qual todos fingem estar a par de tudo ao mesmo tempo em que reclamam da fragilidade de comunicação.
UNEB – COMUNICACAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS – 1º SEMESTRE
2
Nestes termos, os desafios nas busca da sustentabilidade