Potencial hidrico
Ciências Biológicas
Docente: Ana Paula
Acadêmica: Larissa Naiara da Silva
Relatórios de Práticas de Fisiologia Vegetal:
Determinação de Potencial Hídrico
Anapolis-GO
Introdução
Aula de laboratório do dia 12 de setembro de 2011. Tema: Transpiração, é a perda de água na forma de vapor, onde usamos diversas plantas para visualizar a falta de água e de transpiração nas plantas.
Objetivo
Verificar o processo de transpiração das plantas em diferentes formais.
Materiais
Papel de Colalto
Papel alumínio
Pinças de madeira
Pinça
Folhas de diferentes tipos de planta ( a que usamos foi de trandescante)
Metodologia 1) Escolha duas folhas de uma planta (não é necessário cortar as folhas na planta mesmo se faz a experiência). 2) Em uma das folhas cubra a superfície adaxial (superior) com papel alumínio. A outra folha deixe sem o papel alumínio aguarde 5 minutos. 3) Pegue o papel de colalto e coloque na lamina de vidro. Encoste a lamina com o papel colalto na superfície na superfície inferior (abaxial) coberta com papel alumínio. Fixe a pinça de madeira. 4) Repita o mesmo procedimento para a folha sem o papel alumínio espere 30 minutos.
Resultados
A folha que estava com o papel colalto e com o papel alumínio, o papel colato ficou azul, então não ouve a transpiração na folha da planta. Na que estava sem o papel alumínio, apenas com o papel colalto, o papel ficou bem branco, pois ouve a transpiração da água naquela folha, onde aconteceu a fotossíntese. ( lembrando que o papel colalto é indicador de umidade).
Densidade de Estômatos
Objetivo: Compare a densidade e a diferença no numero de estômatos em diferentes espécies vegetais.
Material
Folhas de diferentes plantas
Laminas
Lamínulas
M.O
Régua
Cola superbonder
Metodologia 1) Adicione uma gota de cola superbonder sobre a lamina. 2) Coloque um fragmento sobre a planta e pressione levemente. 3) Espere um