O potencial hidrico
Ministério da Educação
Colégio Carla Alexandra
TEMA:
O Potencial Hidrico e a problemática da Água
Nome:
Número:
Turma:
Sala:
Classe: Docente:
Luanda, ao 01 de Julho de 2012
Índice
Introdução 3 OS COMPONENTES DO POTENCIAL HÍDRICO: 4 AS RELAÇÕES HÍDRICAS DAS CÉLULAS VEGETAIS: 4
Estrutura e Propriedades da Água 5 Processos de Transporte de Água 6 Conclusão 8 REFERÊNCIAS 9
Introdução
O potencial hídrico reflete o estado termodinâmico da água, ou seja, a energia livre que as moléculas de água possuem para realizar trabalho. O conhecido processo da osmose é dependente de um gradiente de potencial hídrico
A atividade bioquímica do protoplasma é mais influenciada pelo estado termodinâmico da água que pela quantidade total de água que contém. O estado termodinâmico da água numa célula vegetal pode ser comparado com o potencial químico da água pura e a diferença expressa em termos de energia potencial.
Uma maneira prática de conhecermos o estado hídrico duma planta é através da medição do seu potencial hídrico (representado pela letra grega psi - Y), que é o trabalho necessário para elevar a água ligada ao nível potencial da água pura (Lancher, 1995).
A água só se move espontaneamente duma zona de potencial químico mais elevado para uma zona de potencial químico mais baixo. À medida que a água se move ao longo do gradiente do seu potencial químico, liberta energia livre, de modo que este fluxo tem a capacidade de realizar trabalho.
OS COMPONENTES DO POTENCIAL HÍDRICO:
O potencial hídrico total pode ser repartido em vários componentes. Destes, um ou mais podem ser relevantes para um dado sistema: em que, Yp, Ym e Yg são os componentes devidos, prospectivamente às forças osmóticas, de pressão, métricas e gravitacionais. O termo Yp, representa a pressão hidrostática da solução ou potencial de pressão. Pressões positivas elevam o potencial hídrico e as negativas reduzem-no. A pressão hidrostática positiva