Potencial Hídrico
O movimento da água de um local para outro é governado exclusivamente pelo potencial hídrico, desde que haja um caminho entre esses dois locais. A água sempre se movimenta de um local com maior potencial hídrico para outro com potencial hídrico menor. Se o potencial hídrico for o mesmo, não há movimento da água. Ao estudar as relações hídricas de plantas, é importante entender porque a água se movimenta do solo para a raiz, e daí para as folhas e para o ar que as circunda. Daí a necessidade de entender o conceito de potencial hídrico
(Ψágua)
Potencial hídrico, ou potencial químico da água é uma medida da energia livre da água. As unidades de medida de potencial hídrico mais usadas são o MPa
(MegaPascal), bar, m.c.a (metros de coluna de água), mmHg (milímetros de mercúrio), e atm (atmosferas). A Unidade mais usada nos estudos modernos de relações hídricas de plantas é o MPa, mas o bar ainda é usado.
A água pura, livre de substâncias dissolvidas, tem uma grande quantidade de energia livre, e, por convenção, seu potencial hídrico é zero.
A medida absoluta do potencial hídrico de uma amostra de água é muito difícil, pois depende de vários fatores, como altitude, pressão barométrica, temperatura, e até posição da lua e do Sol. Ainda, o valor absoluto do potencial hídrico não oferece muitas informações de interesse para a Fisiologia vegetal. Por outro lado, é muito esclarecedora a comparação entre o estado hídrico de dois pontos, (por exemplo, pontos A e B, onde o ponto A está no solo próximo à raiz e o ponto B está na raiz).
É interessante que a comparação do Ψágua entre dois pontos permite:
1. Eliminar o efeito da pressão atmosférica, da Lua, do Sol e muitos outros efeitos, pois vários desses efeitos agem sobre os dois pontos em questão com a mesma intensidade, desde que esses pontos sejam próximos. Isso facilita muito o cálculo necessário para determinar a diferença de potencial hídrico (ΔΨágua).
2.