Potencial elétrico - modellus
Professor: Paulo Borges Turma: 3GMED – 2012
Grupo: Igor Miranda, Lucas do Vale, Nelson Lachini
Introdução
Utilizamos a ferramenta de modelagem matemática Modellus para trabalhar o conceito de potencial elétrico. Foram utilizadas fórmulas de eletrostática e dinâmica ligadas a objetos gráficos no intuito de criar uma animação que facilitasse a visualização do efeito do potencial elétrico sobre os corpos carregados.
Desenvolvimento
Primeiramente, utilizamos os exemplos acompanhados pelo software para nos adaptarmos ao ambiente de trabalho. Após a análise das possibilidades e ferramentas fornecidas, passamos à fase de experimentação, onde aprendemos a trabalhar com o programa.
Durante esta fase, percebemos que a utilização de um campo elétrico não-uniforme iria trazer grande complexidade tanto ao desenvolvimento quanto à posterior observação. Assim, optamos por trabalhar com um campo elétrico uniforme, o que nos permitiu dar maior enfoque ao conceito do potencial elétrico, uma vez que as intensidades e direções do campo elétrico e da força elétrica se manteriam constantes em qualquer ponto.
Com isso, passamos a desenvolver o projeto final, no qual, após montagem, viu-se necessário o uso de valores que permitissem melhor visualização tanto gráfica quanto numérica, já que, além da animação como objeto de análise, também nos valemos, no decorrer desta, da interpretação da variação dos valores.
Dificuldades à parte, o sistema montado era composto por duas barras com cargas opostas e de valores absolutos iguais e uma partícula no ponto médio da distância entre as barras com carga definível pelo usuário. Para efeitos de observação, adicionamos linhas que representavam superfícies equipotenciais e vetores que representavam a direção e o sentido das linhas de campo.
Algo que devemos ressaltar é o uso do gráfico com os valores de Potencial