Potenciais de Passo e Toque e suas aplicações em malhas de aterramento
1.OBJETIVO
Neste trabalho se aborda os conceitos de potencial de passo ,o potencial de toque, e aplicações destes conceitos em malhas de aterramento, uma área muito importante na Engenharia Elétrica. Para a melhor compreensão dos mesmos , foi necessário citar alguns conceitos teóricos para depois mostrar exemplos de sua utilização e alguns malefícios quando não são levados em consideração. O aterramento quando mal feito , pode causar sérios danos ao usuário e equipamentos ,citamos alguns exemplos como são e como podem ser evitados.
Não entramos em detalhes matemáticos a respeito do dimensionamento de aterramento, apenas mostramos pontos importantes a serem considerados.
2.INTRODUÇÃO
O sistema de aterramento quando bem dimensionado é um balanço entre os tempos de atuação da proteção e a quantidade e qualidade dos materiais, como hastes de aterramento , conectores, condutores, entre outros. Isso é muito importante para não permitir que o potencial de terra suba a valores que provoquem danos ao ser humano e aos equipamentos, e também para dissipar as energias das perturbações. Tais perturbações podem ser , curto circuitos , sobretensões atmosféricas , sobretensões de manobras.
A fim de minimizar o efeito dessas perturbações, é necessário um bom sistema de aterramento, com ligações de terra efetivas e de resistência elétrica compatíveis, para que as energias e potenciais desenvolvidas durante as perturbações sejam dissipadas e mantidas a valores seguros para o sistema.Desta forma, um bom aterramento ajustado aos dispositivos de proteção e com ligações apropriadas, garantem proteção aos equipamentos e maior segurança pessoal.
Citamos a seguir os conceitos básicos que serão levados em conta no dimensionamento de um bom sistema de aterramento.
3.POTENCIAL DE SOLO
O potencial do solo é comumente considerado “zero”, porém isto não é verdadeiro próximos a sistemas de aterramento(Sat) ,