Desenho Organizacional
Capítulo 10
Desenho Organizacional
Denise Helen
Paloma Rodrigues
Samuel Gonçalves
Administração
Faculdade Pitágoras
CAPÍTULO 10
DESENHO ORGANIZACIONAL
A função de organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado. A palavra desenho denota um padrão, uma estrutura ou algo parecido e que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivo. O desenho organizacional aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-las funcionar e alcançar resultados. A estrutura organizacional representa os órgãos e unidades que compõem a empresa tanto quanto suas relações de interdependência, o seu funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa. O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes, cargos. Quando o desenho organizacional não esta se adequando as necessidades da empresa e do contexto em que ela esta inserida, são constantes as reorganizações e reestruturações no sentido de adequá-las as mudanças.
OS REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
O desenho organizacional procura atender a quatro requisitos fundamentais:
1. Como estrutura básica: A estrutura básica define como será dividida a tarefa da empresa, bem como o formato organizacional mais adequado ao negocio da empresa.
2. Como mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho etc.
3. Como mecanismo de decisão: Correspondente a distribuição do poder a hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
4. Como mecanismo de coordenação