Potencia
55
MÓDULO 4:
FATOR DE POTÊNCIA
LaPSEE - Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica
PDF created with FinePrint pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com
Módulo 4 - Fator de Potência
56
MÓDULO 4 – FATOR DE POTÊNCIA
Definições
Determinados equipamentos, tais como, motores elétricos, fornos a arcos, transformadores, necessitam para sua operação de uma parcela de potência reativa que pode ser suprida por diversas fontes ligadas ao sistema elétrico, tais como, geradores, motores síncronos e capacitores.
A energia reativa indutiva é gerada por aparelhos consumidores que possuem normalmente bobinas, tais como motores de indução, reatores, transformadores etc., ou que operam com formação de arco elétrico, como fornos a arco.
Já a energia reativa capacitiva pode ser gerada a partir de fontes como capacitores, motores síncronos superexitados, etc.
Potência é a energia gasta pela máquina para realizar algum tipo de trabalho. Existem três tipos de Potência:
Potência Ativa: Potência realmente gasta em dispositivos que oferecem resistência, no circuito resistivo a tensão anda em fase com a corrente (V-I)=0º, e é expresso em KW.
Potência Indutiva: Potência utilizada para a criação de campos magnéticos, necessário ao funcionamento de equipamentos industriais (motores, transformadores, reatores, etc.), sendo expresso seu valor em Kvar, no circuito indutivo a tensão anda adiantada da corrente (VI)=90º.
Potência Capacitiva: Potência utilizada em capacitores, no circuito capacitivo a tensão anda em atraso em relação a corrente (V-I)=-90º.
O Fator de Potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é freqüentemente utilizado para representar as relações entre kW, kvar e kVA,