potencia
A potência, que é medida em watts (W), é uma característica própria de um circuito e normalmente não pode ser alterada. No entanto, o modo como essa potência pode ser fornecida ao circuito pode ser modificado. (Braga).
Estas equações permitem calcular a potência do circuito quando aparecem dois dos três parâmetros do circuito, que são: tensão, corrente e resistência. Só é possível medir a potência diretamente com a ajuda de um aparelho específico chamado wattímetro, mas, podem ser medidas duas das grandezas elétricas do circuito e, com elas , calcular a potência usando uma das equações anteriores.
2. OBJETIVO
Demostrar que a potência é dissipada nos resistores na forma de calor. Demonstrar a importância da especificação de potência dos resistores. Verificar as três equações da potência.
3. Materiais e métodos
Os materiais utilizados foram:
Inicialmente antes de instalar o cartão EB02 ( Figura 2) , colocamos todas as chaves do DIP Switch na posição aberta “OFF” e com o multímetro selecionamos para medir resistência, R1 e R2.
1. Efetuar a medição de R1 de 100Ω/2 W, entre os pontos “PT3” e “PT5”. O valor lido do multímetro é a R1
2. Depois efetuamos a medida de R2 de 100Ω/1/2 W, entre os pontos “PT3” e “TP5”.O valor lido do multímetro é a R2.
Inicialmente a chave CH7 do módulo foi colocada na posição desligada e os potenciômetros
“+VAR e -VAR” foram ajustados para que a tensão fosse a mínimo. (girar totalmente no sentido anti-horário). Depois em um dos conectores da seção de eletrônica básica do módulo (FIGURA 1) foi instalado o cartão EB-02 (FIGURA 2). Apos esses procedimentos iniciais foi dado inicio a realização dos testes.
3. Selecionamos a posição das chaves nas seguintes configurações:
S1 = 1, S2 = 1, S3 = 0, S4 = 1, S5 = 0 e S6 = 0
Ligando o modulo através da chave “Liga/Desliga” localizada na parte